Home » Brasil » Projeto social usa capoeira para melhorar qualidade de vida

Projeto social usa capoeira para melhorar qualidade de vida

Projeto social usa capoeira para melhorar qualidade de vida

 capoterapia 1
As tardes de quartas-feiras, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, do Riacho Fundo II, são tomadas pelo som das palmas e do berimbau. Nesses dias, a comunidade “troca” o sedentarismo pelo gingado da capoterapia, uma técnica alternativa que adapta capoeira para pessoas sem o hábito de praticar atividades físicas e esportivas. Além de proporcionar melhor qualidade de vida e mais saúde, a terapia traz como benefícios uma maior convivência social, principalmente entre os idosos, a maioria dos participantes.
As aulas de capoterapia, sempre a partir das 16h30, passaram a ser oferecidas como projeto social para a comunidade do Riacho Fundo II. Atendendo a pedido da Administração Regional, a Paróquia cede o espaço e a própria administração oferece lanches aos praticantes. Aberta gratuitamente à participação dos moradores da Região Administrativa, as sessões contam hoje com uma média de 35 participantes.
O administrador do Riacho Fundo II, Vicemar Medeiros, acredita que a técnica traz para os moradores da cidade um bom convívio entre amigos. “Eu sou um amante e praticante da capoterapia, por isso, posso afirmar que a interação com a comunidade é algo muito positivo. Além disso, proporciona saúde para o nosso corpo e mente”, destacou.
Mas o objetivo da Administração Regional é atrair um maior número de praticantes para a capoterapia. Segundo a Gerente de Políticas Sociais da Administração do Riacho Fundo II, Dagma Marcelina, este projeto social tem o objetivo de levar o sorriso e a alegria para aquelas pessoas que não tinham mais autoestima. “A dança e as novas amizades resgatam a esperança de viver. Por isso, queremos que cada vez mais moradores do Riacho Fundo II se interessem e participem de nossa promoção”, disse.
SERVIÇO:
Aulas de Capoterapia
Local: Paróquia da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa – QN 11 cj. 3 Lts. 1-6
Quando: Toda quarta-feira, às 16h30

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.