Home » Brasil » Maioria das cidades da região metropolitana de Brasília elege prefeitos com mais de 50% dos votos

Maioria das cidades da região metropolitana de Brasília elege prefeitos com mais de 50% dos votos

timthumb
Reprodução/Internet

Altieres Losan
Especial para o Jornal de Brasília

Grande parte das cidades da região metropolitana do Distrito Federal não teriam segundo turno caso tivessem mesmo que tivessem mais de 200 mil habitantes. 14 dos 22 municípios tiveram mais de 50% de votos em seus novos gestores, como Valparaíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Luziânia e Cristalina.

Das cidades integrantes da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, apenas oito tiveram as eleições mais apertadas. Foram elas Alexânia (GO); Cabeceiras (GO); Cidade Ocidental (GO); Cocalzinho de Goiás (GO); Mimoso de Goiás (GO); Pirenópolis (GO); Planaltina (GO); e Unaí (MG). A cidade de Mimoso foi a mais apertada, com diferença de apenas 34 votos.

Sete candidatos eleitos pertencem ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sendo o partido com maior número de eleitos, enquanto nenhum candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) foi escolhido nestes municípios.

Veja abaixo a lista das 22 cidades e seus novos gestores, com nome dos candidatos, partido e porcentagem de votos válidos recebidos. Em negrito, os que alcançaram mais de 50%:

Abadiânia (GO) – Zé Diniz (PSD) – 54,03%
Água Fria de Goiás (GO) – Dr. Eduardo (PTC) – 60,73%
Águas Lindas de Goiás (GO) – Hildo do Candango (PSDB) – 66,41%
Alexânia (GO) – Dr. Allysson (PPS) – 35,91%
Cabeceiras (GO) – Tuta (PDT) – 45,07%
Cidade Ocidental (GO) – Fábio Corrêa (PRTB) – 42,40%
Cocalzinho de Goiás (GO) – Alair (PR) – 46,46%
Corumbá de Goiás (GO) – Célio Fleury (PSDB) – 58,79%
Cristalina (GO) – Daniel do Sindicato (PSB) – 83,05%
Formosa (GO) – Ernesto Roller (PMDB) – 76,68%
Luziânia (GO) – Marcelo Melo (PSDB) – 83,97%
Mimoso de Goiás (GO) – Nivaldo (PR) – 27,42%
Novo Gama (GO) – Sônia Chaves (PSDB) – 58,60%
Padre Bernardo (GO) – Claudiênio (PSDB) – 53,46%
Pirenópolis (GO) – João do Léo (DEM) – 47,86%
Planaltina (GO) – Dr. Davi (PROS) – 37,49%
Santo Antônio do Descoberto (GO) – Dr. Adolpho (PMDB) – 86,04%
Valparaíso de Goiás (GO) – Pábio Mossoró (PSDB) – 51,76%
Vila Boa (GO) – Felipe Santana (PRTB) – 52,57%
Buritis (MG) – Dr. Keny (PDT) – 52,21%
Cabeceira Grande (MG) – Odilon (PR) – 68,37%
Unaí (MG) – Branquinho (PSDB) – 42,33%

http://www.jornaldebrasilia.com.br/politica-e-poder/maioria-das-cidades-da-regiao-metropolitana-de-brasilia-elege-prefeitos-com-mais-de-50-dos-votos/

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.