Home » Brasil » Ex-presidente Lula depõe a Sérgio Moro nesta quarta em Curitiba

Ex-presidente Lula depõe a Sérgio Moro nesta quarta em Curitiba

Ex-presidente Lula depõe a Sérgio Moro nesta quarta em Curitiba

Será o primeiro depoimento do petista como réu e na presença de Moro. Avião com Lula decolou de SP por volta das 9h30 e chegou a Curitiba às 10h18.

Ex-presidente lula está em Curitiba para prestar depoimento pela primeira vez na Lava-Jato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será interrogado pelo juiz Sérgio Moro, responsável por ações da Lava Jato na primeira instância da Justiça, nesta quarta-feira (10). A audiência deve começar às 14h na sede da Justiça Federal em Curitiba.

É o primeiro depoimento de Lula na presença de Moro e na condição de réu. O avião com o ex-presidente decolou de São Paulo com destino ao Paraná por volta das 9h30 echegou em Curitiba às 10h18.

Neste processo, Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões em propina, de forma dissimulada, da empreiteira OAS. Em troca, ela seria beneficiada em contratos com a Petrobras. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a OAS destinou ao ex-presidente um apartamento triplex, em Guarujá (SP), fez reformas neste mesmo imóvel e também pagou a guarda de bens de Lula em um depósito da transportadora Granero.

O avião levando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decola do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Curitiba (Foto: TV Globo/Reprodução)

O avião levando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decola do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Curitiba (Foto: TV Globo/Reprodução)

O MPF denunciou o ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em 14 de setembro 2016. Seis dias depois, a Justiça aceitou a denúncia, e Lula e outras sete pessoas viraram réus (veja a lista completa). Entre eles, estava a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro deste ano.

Desde que foi denunciado, Lula tem negado o recebimento de propinas e o favorecimento da OAS na Petrobras. A defesa diz que o MPF não tem provas que sustentem a denúncia.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/ex-presidente-lula-depoe-a-sergio-moro-nesta-quarta-em-curitiba.ghtml

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.