Home » Brasil » Além do Rio, PRB disputará segundo turno em mais cinco cidades

Além do Rio, PRB disputará segundo turno em mais cinco cidades

destaque-geral-seis-prefeituras

 

rês cidades são do Rio de Janeiro, duas do Rio Grande do Sul e uma de São Paulo

Brasília (DF) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) vai disputar o segundo turno em seis cidades no dia 30 de outubro. No Estado do Rio de Janeiro, o partido vai concorrer em três municípios: Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda. No Rio Grande do Sul, será em Canoas e Caxias do Sul, e em São Paulo, em Diadema.

No Rio de Janeiro, o senador licenciado Marcelo Crivella obteve 842.201 mil votos, o que representa 27,7% do eleitorado. O republicano foi o mais votado neste primeiro turno, deixando para trás, inclusive, o candidato Pedro Paulo do PMDB (16,12%) apoiado pelo atual prefeito Eduardo Paes e que tinha 15 partidos na coligação. Crivella enfrentará o deputado estadual Marcelo Freixo do PSOL. Entre os votos registrados em urna 5,50% foram brancos e 12,76% foram nulos.

O republicano Dejorge Patrício obteve 20,24% dos votos e vai disputar a prefeitura de São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do estado, com 686 mil eleitores, com Dr. José Luiz Nanci (PPS), que atingiu 20,46%.

Com mais de 223 mil eleitores, Volta Redonda é a única cidade da região Sul Fluminense que vai escolher seu representante no segundo turno, e terá na disputa o republicano Paulo Baltazar, que obteve 50.881 votos (31,96%), contra 39.547 votos (24,84%) de Samuca Silva (PV). Os dois deixaram de fora a candidata do governo, que terminou com 22,35% dos votos válidos.

O Rio Grande do Sul levou o PRB para a disputa no segundo turno em dois municípios. Em Canoas, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, a republicana Beth Colombo somou 45,79% dos votos válidos, contra 37,3% de Luiz Busato (PTB). Ficaram de fora da disputa Felipe Martini (PSDB), com 14,38%, e Paulo Sergio (PSOL), com 2,53%. Dos 274,8 mil eleitores, a abstenção chegou a 16,9%. Somados, brancos e nulos representaram 16,73%.

O outro município gaúcho é Caxias do Sul, segundo maior colégio eleitoral do Estado, que terá o republicano Daniel Guerra, que fez 68.214 votos (29,11%), e Edson Nespolo (PDT) com 43, 54% dos votos. Caxias tem 293.417 eleitores e teve 12.665 votos brancos e 20.350 votos nulos, além de 26.033 abstenções.

Em São Paulo, o PRB levou a decisão para o segundo turno em Diadema com o vereador Vaguinho do Conselho, que obteve 42.596 votos (21,85%), e vai disputar com Lauro Michels, do PV, que teve 93.772 votos. O município tem 415.180 habitantes e 330.911 eleitores. Os votos em branco somaram 9,13% e os nulos, 17,26%.

Eleitos do PRB 10

Em todo o Brasil, o PRB elegeu 104 prefeitos, 145 vice-prefeitos e 1.627 vereadores. Em relação às eleições de 2012, o partido alcançou um crescimento de 30% no número de prefeitos e 34,7% no de vereadores. Além de disputar o segundo turno em seis cidades, o partido elegeu 37 vereadores em 22 capitais, sendo oito mulheres desse total. Minas Gerais foi o estado com o maior número de eleitos: 27 prefeitos e 273 vereadores. Em segundo lugar, aparece Maranhão com 14 prefeitos e 131 vereadores. São Paulo fez 13 prefeitos e 251 vereadores e Bahia vêm em seguida com 9 prefeitos e 166 vereadores.

Saiba mais

Segundo a Constituição, o segundo turno para prefeito ocorre quando nenhum dos candidatos obtém, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos candidatos que concorreram ao cargo.

Neste caso, disputam o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados.

Texto e fotomontagem: Agência PRB Nacional 

FONTE: PRB NACIONAL 

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*