Home » Brasil » Eu Catador – o olhar dos catadores sobre o cotidiano do trabalho

Eu Catador – o olhar dos catadores sobre o cotidiano do trabalho

A exposição fotográfica Eu Catador – o olhar dos catadores sobre o cotidiano do trabalho – traz imagens tiradas pelos celulares de trabalhadores do Aterro Controlado do Jóquei Club, o lixão da Estrutural ( DF).

Com apoio do Inesc, Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), Fundação Banco do Brasil, e curadoria de Kazuo Okubo, a inauguração será dia 29 de setembro, na galeria Casa da Luz Vermelha.

A exposição apresenta a realidade e cotidiano dos catadores do maior lixão a céu aberto da América Latina. Um retrato sensível do mundo real de milhares de profissionais que ressignificam a cadeia da reciclagem por meio do trabalho e sobrevivem à margem do sistema com as sobras da modernidade.aterto
Para Isabela Coelho, idealizadora da exposição que surgiu durante o curso de formação do Programa Pró-Catador, o trabalho é o retrato de “milhares de pessoas, tidas como invisíveis para a sociedade, que transformam lixo em matéria prima e geram renda a inúmeras famílias no Distrito Federal”.

Coordenadora de fomento a parcerias e articulação de redes sociais da Sedestmidh, Alda Duarte, afirma que “a exposição valoriza a profissão de catador e eleva a autoestima dos profissionais”.

Galeria de imagens: https://www.flickr.com/photos/133379618@N07/sets/72157674274638765/

 

Evento: Exposição ‘Eu Catador – o olhar dos catadores sobre o cotidiano do trabalho’.

Data: 29 de setembro

Horário: 19:00h

Local: A Casa da Luz Vermelha / Clube ASBAC – SCES Trecho 2, Conjunto 31, Brasília – DF.

Eu Catador – o olhar dos catadores sobre o cotidiano do trabalho

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*